DIA INTERNACIONAL DA MULHER "Uma data pra ser lembrada antes de ser comemorada"

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Uma data pra ser lembrada antes de ser comemorada

Na tarde do dia 9 de março, às 14h30min., no Salão da AMM, do município de Cerro Largo, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social juntamente com a Secretaria da Saúde, realizaram um evento comemorativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Inicialmente a Secretária da Assistência Social Sra. Cláudia Harlos Heck fez uma breve reflexão sobre esta data, lembrando da tragédia que ocorreu em março de 1911, quando ocorreu um incêndio em uma fábrica têxtil nos EUA, vitimando em torno de 125 mulheres . Enfatizando que de acordo com estudos, as origens do Dia Internacional da Mulher são anteriores ao incêndio, pois em 1908 já iniciavam-se movimentos femininos onde mulheres protestavam por melhores condições de trabalho dentre outras reivindicações. Ao ganhar força em diversos países a ONU oficializou através de um decreto esta data que hoje é comemorada mundialmente. Em seguida a Secretária da Saúde Sra. Maria Hartmann fez a leitura de um lindo poema “Alma de Mulher”, em homenagem às mulheres. Na sequencia, passou a palavra para o Prefeito Municipal Sr. Valter Spies cumprimentou e parabenizou as convidadas ao mesmo tempo em que falou sobre a importância da mulher na sociedade atual. Logo após, a tarde ficou por conta do grupo Planeja Assessoria Produções e Eventos, que proporcionou uma tarde dinâmica, com teatro, música e brincadeiras, que abordou o tema “Cantando e Contando Histórias de Mulheres”, trazendo ao mesmo tempo um momento reflexivo sobre a mulher atual. As Secretarias do Trabalho e Assistência Social e Saúde agradecem a presença da Primeira dama Sra. Loiva Spies, beneficiárias do Programa Bolsa Família, representantes de entidades do município, funcionárias da prefeitura e todas as pessoas que colaboraram para realização deste evento.